curso de Ciências Contábeis

Será que o curso de Ciências Contábeis é para você? Descubra!

A dúvida de muita gente é saber qual curso fazer ao entrar para uma faculdade: qual curso devo fazer? O que vai me deixar feliz ou o que vai me dar muito dinheiro?

E, por mais que não pareça, a dúvida parece que só cresce quando a pessoa já sabe o que quer, mas ainda tem dúvidas se vai fazer ou não um curso naquela determinada área.

Para o curso de Ciências Contábeis, a coisa não é diferente: muita gente sonha em fazer esse curso, mas não sabe se o emprego derivado desse curso será para elas.

Uma ótima forma de acabar com toda essa dúvida e lhe dar uma boa resposta, é aprender mais sobre o curso de Ciências Contábeis e saber definitivamente se este curso tem a ver com o seu perfil.

Nesse artigo, vamos falar mais sobre o curso de Ciências Contábeis e dar umas três dicas para você refletir e ter certeza se este é o curso ideal para a sua vida profissional.

O que é o curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis é uma área de conhecimento específico para o profissional que deseja cuidar e organizar da parte financeira de uma empresa registrando e controlando as despesas, lucros e receitas daquela firma.

Esta área coordena o registro de investimento, vendas, compras e aplicação de uma empresa, de forma que a empresa tenha uma visão necessária da real situação de seu patrimônio.

O curso de Ciências Contábeis também pode ensinar a replanejar estratégias e a traçar planos de investimentos sobre algum problema financeiro que aquela empresa estiver passando.

Este curso pode ajudar o aluno a fornecer informações e interpretar eventos econômicos a alta hierarquia da empresa onde trabalha para a tomada de decisões corretas.

O profissional do curso de Ciências Contábeis tem a responsabilidade de elaborar o balanço patrimonial da empresa, registrar todas as movimentações financeiras e até escrever relatórios.

Este profissional também pode trabalhar em escritórios de contabilidade, auxiliando médias e pequenas firmas que terceirizam a área contábil ou até ajudando outras pessoas a abrir seu próprio negócio.

O contador pode atuar no setor financeiro ou tributário como na perícia contábil ou o setor de recursos humanos.

Para que você se torne um contador oficialmente, é necessário registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado.

Curiosidades: o símbolo do curso de ciências contábeis

O símbolo do curso de ciências contábeis é representados pela figura de um Caduceu com um bastão com duas serpentes e mais um elmo alado.

Cada item tem um significado:

  • O bastão, representa o poder naquele que conhece a ciência contábil;
  • As serpentes, representam a sabedoria;
  • As asas, representam a cuidado e a dedicação de quem exerce essa profissão;
  • E o elmo, representa o escudo contra os pensamentos que façam o profissional vir com desonestidade.

3 (três) dicas para você saber o que realmente quer…

Se ainda está com dúvida se deve seguir ou não o curso de Ciências Contábeis, aqui estão mais três dicas para fortalecê-lo de sua ideia.

São elas:

A atuação

Um contador graduado pode atuar em segmentos no setor privado e público, fazendo funções diversas como auditor independente, analista financeiro, auditor interno, consultor, investigador de fraudes etc.

A formação

A matriz curricular de um futuro contador pode incluir matérias como princípios de gestão, comunicação contemporânea, gerenciamentos de projetos, cultura empreendedora e matemática financeira.

A pessoa que deseja se tornar um contador profissional pode embarcar em matérias específicas como contabilidade tributária e SPED, contabilidade societária, contabilidade comercial e financeira, controladoria, sistema de informações contábeis e contabilidade aplicada ao setor público.

Duração e outras matérias

O curso de ciências contábeis é uma setor característico do planejamento financeiro, mas que possui linhas de conhecimentos para o social e, por este motivo, o curso pode fazer você pertencer a áreas das ciências sociais.

O curso de ciências contábeis tem uma duração de 4 anos e dentro dela há matérias voltadas para os setores da sociologia, administração, economia e direito.

Também há matérias técnicas e características da área como o planejamento, a teoria da contabilidade e contabilidade financeira.

Em alguns cursos na área da ciência contábil é obrigatório o estágio e a universidade também poderá exigir de seu aluno uma redação de uma monografia de conclusão de curso.

Fique atento! E escolha bem o curso que você deseja fazer. Lembre-se que a importância de uma carreira não é apenas o retorno financeiro que ela dá e sim o quanto você é feliz no curso que você escolheu.

Por isso, não escolha cursos que lhe dêem muito dinheiro e sim os que lhe dão felicidade. Pois quem trabalha feliz, ganha muito mais dinheiro que muitas outras pessoas que fazem a escolha errada da profissão que querem seguir.
E, além do dinheiro, quem trabalha no que gosta ganha muito mais coisas que se pode imaginar:inclusive saúde e bons relacionamentos com seus colegas de trabalho e equipe.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *